Ensino Médio

O Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, foi implantado no Colégio Jean Piaget em 2011, com três turmas: uma de primeiro ano, uma de segundo e uma de terceiro ano. A inquietação natural do adolescente, sua busca incessante pelo novo, nos fez pensar e buscar por um currículo que pudesse combinar conhecimento científico, análise e síntese, formação para a cidadania, projetos de entendimento coletivo, de ação e de respeito ao meio ambiente, entre outros pontos. Considerando o acesso veloz a uma gama quase infinita de informações e o acesso direto a inovações tecnológigas somados ao anseio por uma profissionalização com a possibilidade de poder cursar uma faculdade, uma proposta curricular foi elaborada de modo a contemplar tais aspectos, sem no entanto, provocar um engessamento do currículo e tornar essa etapa, entre outros adjetivos, dinâmica e inovadora e não exclusivamente preparatória para o vestibular e ENEM. Assim, o desafio em se combinar conhecimento, formação para a cidadania, imersão em projetos coletivos e preparação para o vestibular, constituiram-se, para todos os educadores do Colégio, um enorme desafio. Assim, assumindo uma postura permeada pelo diálogo entre todos os interlocutores do processo, em especial alunos (as) e professores (as), as turmas avançaram na medida em que a proposta foi colocada em prática. Em 2011, 80% dos alunos do 3º ano passaram a engrossar os bancos das Universidades, entre públicas e privadas. Em 2012 mais uma turma enfrentou o ENEM e outros vestibulares, de forma madura e responsável, igualmente com índices elevados de aprovação. E nos anos subsequentes a resposta não foi diferente: praticamente todos os alunos que concluiram o 3º médio no Jean Piaget estão colocados nas faculdades e universidades locais como FASIPE, UNIC, UFMT e UNEMAT e outras, inclusive fora do estado como a Universidade de Brasília, Faculdade Cásper Líbero, entre outras.

Para fortalecer o projeto maior do Ensino Médio, alguns pequenos projetos como "Profissão Estudante", "Viajar é preciso", "Grupo de Estudos", "Mediadores de leitura e escrita", "Horta e Jardins e Reciclagem na Escola", entre outros, alicerçam aspectos relacionados ao conhecimento científico, formação da cidadania, da participação coletiva e do respeito à natureza.

Os temas de estudos propostos pela UNESCO, órgão da ONU para Educação e Cultura, são incorporados ao Currículo e correspondem a importantes referenciais para a conduta dos educadores e dos educandos ao longo do ano letivo.

A grade curricular envolve as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Produção de Textos, Arte, Matemática, Desenho Geométrico, Biologia, Química, Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física e as optativas Estudos Agrários e Geopolítica. O curso é oferecido no período da manhã, num total de seis aulas de 50 minutos por dia, acrescidas de cinco aulas às segundas-feiras, no período da tarde, exclusivamente, para o terceiro ano, divididas em três aulas sequências de REDAÇÃO e duas de GEOGRAFIA. O Colégio adota o SISTEMA ÉTICO  de Ensino do grupo educacional SOMOS EDUCAÇÃO, considerado na atualidade um dos melhores materiais pedagógicos.  O Sistema Ético traz consigo "um conjunto de solucões educacionais especializadas, que proporcionam um aprendizado completo e consistente. São conteúdos e conceitos muito bem alinhados com o que há de mais atual no cenário educacional. Dessa forma o aluno sente-se desafiado constantemente a buscar seus significados e compreensões". Com esse formato, espera-se atender as expectativas do jovem que já deseja inserir-se no mercado de trabalho e do jovem que deseja, com as "tardes livres" ter o tempo para outros compromissos e para os estudos diários. Acreditamos, que no geral,  estudantes e  professores vivem uma relação de respeito e de compromisso com o conhecimento.