Francisco Irani, Artista Plástico e Cartunista
Francisco Irani, Artista Plástico e Cartunista
Educação Infantil
O processo ensino-aprendizagem para a Educação Infantil do Colégio Jean Piaget é compreendido no âmbito do desenvolvimento integral das crianças até seis anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A socialização é a base para a aprendizagem do conviver, do ser, do estar consigo e com o outro numa atitude de confiança, respeito e cooperação.
As ações pedagógicas compreendem conteúdos que enfatizam o autoconhecimento e o conhecimento do outro. A brincadeira, a linguagem corporal, musical, plástica, oral e escrita são elementos fundamentais de aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes.
A Organização curricular
O currículo está organizado por eixos de trabalho, e tem como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC-SEB).
Identidade e autonomia.
Movimento: Expressão Corporal e Educação Física.
Linguagens: Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Música, Língua Inglesa, Matemática e Informática Educacional.
Natureza e Sociedade: Ciências Naturais e Ciências Sociais.
A construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global articulando os quatro eixos, de forma a dar significado às experiências e aos conteúdos trabalhados para o universo da criança.
A condução do trabalho se dá por meio de projetos, conceitos e temáticas, os quais permitem a integração dos conteúdos das áreas de conhecimento em torno de ações concretas pelos alunos tanto no meio físico como social. As temáticas são correlacionadas de modo a desenvolver capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
Os objetivos dos projetos são definidos em termos de capacidades, visando ampliar as possibilidades de diversas práticas educativas proporcionando uma aprendizagem significativa para o desenvolvimento da criança de três a seis anos. Sintetizando, o currículo na Educação Infantil do Colégio Jean Piaget é entendido como um conjunto sistematizado de práticas culturais no qual se articulam, de um lado, as experiências, os valores e os saberes das crianças, de suas famílias, da equipe de profissionais e da comunidade extra-escolar, e de outro os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, no qual a dimensão de cuidado para com as crianças assume um caráter ético e os valores democráticos e de solidariedade criam laços entre gerações que fortalecem o sentimento de pertencer a uma cidadania compartilhada. (Extraído do texto que versa sobre as Indicações para elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil pelo Conselho Nacional de Educação, 2009).
OBSERVAÇÕES...
1) RECICLAR - O estabelecimento de condutas bem elaboradas em torno de cuidados com a natureza, faz da Educação Infantil do Colégio Jean Piaget, Sinop-MT, um espaço de aprendizagem significativo voltado para o conhecimento científico e para o desenvolvimento da cidadania. (Foto: Thayane Koch - professora do Pré 02)
(2) O JABUTI - "um ilustre visitante"... Trabalhar com animais, cria condutas de respeito à natureza e faz perceber desde cedo a interdependência que todos os seres vivos tem entre si (Foto: Suzana P. Corrêa, coordenadora)
(3) HORA DO LANCHE - A "hora do lanche" é um momento privilegiado na rotina da educação infantil: além de propiciar o lanche do meio da tarde, equilibrando a refeição diária das crianças, é um momento de compartilhar... Compartilhar saberes de hábitos alimentares, alimentos propriamente, preferências alimentares e histórias de "gosto" e "não gosto"... (Foto: Joelma Cardozo - professora do Jardim 01)
(4 e 5) - O BRINCAR - O brincar está para as crianças assim como o Oxigênio está para todos... Na escola, o brincar associado ao planejamento cuidadoso das brincadeiras, torna possível o desenvolvimento da aprendizagem em torno da leitura e da escrita e da alfabetização numérica de forma prazeroza, criativa, significativa e, portanto, inteligente. (Fotos: Suzana P. Corrêa - Coodenadora da Ed. Infantil) -
(6, 7 e 8) - CULTURAL - Coreografias bem estudadas e desenhadas, fazem com que as crianças, desde cedo, aprendam o significado de CULTURA... Assimilam a construção histórica de que o que somos hoje é fruto do que foi plantado no passado - Festa Junina 2015. (Fotos: Milton Danzer - Assistente de Direção).
[Créditos de imagem:
1. Arte para Banner - Francisco Irani, Artista Plástico e Cartunista;
2. Fotos - (1) Thayane Koch, (2-4-5) Suzana P. Corrêa, 3- Joelma Cardozo de Andrade, (6-7-8) Milton Danzer].