PROJETO TERRA, subprojeto SEMENTES E RAIZES
Como uma ideia em movimento, a intenção é a de aproximar crianças no início da alfabetização a cuidados em torno da natureza... O jardim do Colégio Jean Piaget, Sinop/MT é privilegiado em termos de variedades de plantas de diversas origens: arbóreas, arbustivas, palmeiras, folhagens, forrageiras, floríferas, frutíferas etc. Ao aproximar as crianças de algumas espécies, tendo em vista o conhecimento que pode ser explorado a partir de suas perguntas e da proposta das educadoras com a geração de palavras significativas, um rico aprendizado torna-se parte de forma, igualmente, significativa da alfabetização das mesmas, despertando vínculos e respeito pela natureza e conhecimentos científicos em torno da biodiversidade e das especificidades das espécies estudadas. O projeto acontece de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental e cada ano fica responsável pelo estudo de uma planta de grande porte, ou seja, uma árvore ou uma palmeira. O projeto teve seu início com o 1º e o 2º anos. O 1º ano adotou para cuidados e estudos o COQUEIRO (Cocos nucifera) e o 2º ano, o ABACATEIRO (Persea americana). As crianças, estimuladas pelas professoras, buscam informações em torno da planta e diariamente observam o desenvolvimento delas, registram com desenhos e legendas para posteriormente ocorrer a sistematização - em classe ou na biblioteca ou no laboratório de informática ou laboratório de ciências ou mesmo no próprio jardim. No Colégio Jean Piaget de Sinop, há o entendimento de que todos os espaços da escola são espaços dinâmicos de aprendizagem.
Alcance e reflexos do projeto... A turma do 1º ano do Fundamental, juntamente com a professora regente Jovana Machado Lourenção envolveram-se com estudos e manutenção DO JARDIM DO COLÉGIO, o que permitiu a integração de conhecimentos de botânica em Ciências Naturais. E, as demais turmas (Fundamental e Médio) integraram-se à urbanização da Praça Pública localizada nas imediações do Colégio - a Praça PI-5. A urbanização da Praça PI-5 representa uma extraordinária ousadia pedagógica, pois integra a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários), a comunidade do entorno escolar (moradores do bairro Jardim Jacarandás e Celeste, a universidade (Faculdade FASIPE) e o poder público local (Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes|).
“Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. ” (Do livro Cem dias entre o céu e o mar, Amyr Klink) Com o projeto "Viajar é preciso" buscamos desenvolver competências significativas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, tais como: liderança, criatividade, trabalho em equipe, superação de desafios, estudos específicos "in loco", etc. Duas viagens são realizadas anualmente no Colégio Jean Piaget. Os lugares tem sido o PANTANAL de Mato Grosso (região de Poconé) para o 9º Ano e para o 3º ano do Ensino Médio a Vila de ALTER DO CHÃO, municipio de Santarém no Estado do Pará. Ambas as viagens possuem especial significado para o Colégio como um todo, e para as turmas especificamente, pois representam a síntese de um trabalho de anos de estudo, incluindo a mudança de etapa: para o 9º ano sua passagem para o Ensino Médio e para o 3º Ano do Ensino Médio sua passagem para a Universidade e a vida profissional. O estudo do BIOMA DO PANTANAL é selecionado para o 9º ano por ser um dos biomas que concentra importante ritmo biológico de manutenção da flora e da fauna locais, além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos do Planeta. Como opção de base e de acomodação a POUSADA PIUVAL, localizada zona rural do município de Poconé-MT, oferece as condições às quais o Colégio julga como importantes e necessárias para este tipo de Projeto, ou seja, segurança, qualidade das instalações e apoio e envolvimento com diversos projetos científicos. O Pantanal ocupa uma área de 150.355km², mais de 1% do território nacional. É constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal está presente em apenas dois estados brasileiros, no Mato Grosso ocupa 7% do território e Mato Grosso do Sul 25%. A região é uma planície aluvial influenciada pelos rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância. Grande parte do estudo é realizado nas áreas naturais da própria Pousada, e consiste de trilhas ecológicas acompanhadas de guia local, com paradas para observação e registro da fauna e flora presentes, focagem noturna para observação, em especial, da fauna noturna, cavalgadas em cavalos pantaneiros, navegação por rios locais, passeio pela Rodovia Transpantaneira com paradas para observação da fauna, em especial a de aves como o famoso Tuiuiú, Garça Moura, Socós, Biguás, Periquitos, Araras Azuis, assim como jacarés, peixes, tamanduás, veados, etc. Também ocorrem momentos de descontração, como os momentos de rodas de conversas com os homens pantaneiros (guias), onde contam suas façanhas nas épocas em que conduziam o gado em meio ao Pantanal alagado. Aprendem a degustar a rica comida pantaneira no próprio restaurante da Pousada. Há também momentos de lazer como o “lual” com músicos locais e que trazem a “moda de viola” como a preferência do pantaneiro, assim como divertidos e gostosos banhos de piscina. Todo o estudo é realizado em dois dias... Partindo de Sinop ao amanhecer de uma sexta-feira, em um micro-ônibus fretado, chegando ao Pantanal ao entardecer e retornando no domingo à tarde do final de semana escolhido. Geralmente, a viagem ao Pantanal ocorre por volta do dia 20 de novembro. Os alunos adquirem uma experiência única, pois é notório a superação de desafios, a vivência do trabalho em equipe com o respeito e o fortalecimento de amizades, além da superação de paradigmas. Ao término do trabalho verifica-se o quanto este tipo de estudo é importante para o aprendizado do aluno e dos próprios educadores que planejam e organizam a viagem...
Celulares, smartphones e tablets estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, incluindo a sala de aula e a escola como um todo. No Colégio Jean Piaget, Sinop/MT não é diferente e as novas tecnologias são trabalhadas de modo a atender aos objetivos do colégio. O debate que o Colégio tem travando entre todos os seus sujeitos é de que a "Internet" possa ser vista como uma "ferramenta" social e aliada do professor de modo a facilitar caminhos no âmbito das conquistas em torno da leitura e da escrita, da alfabetização matemática, geográfica, científica, tecnológica entre outras. Assim, projetos de inserção às novas tecnologias acontecem no Jean Piaget Sinop desde a Educação Infantil. Semanalmente as professoras reservam um espaço para a exploração de diversos recursos disponíveis na internet para que as crianças possam interagir com o conhecimento de forma inovadora e curiosa numa atmosfera de "ciberespaço"...
O Projeto Terra no Colégio Jean Piaget, Sinop/MT surgiu no ano de 2010 pela iniciativa das Professoras Franciele Ribacki, então professora de Ciências Naturais das turmas de 6º a 8º Anos e da Professora Suzana P. Corrêa de Ciências Naturais da turma do 9º Ano, também diretora do Colégio. Nos anos seguintes a Professora Adriana Pilonetto, também de Ciências Naturais e de Biologia incorporou-se ao Projeto, assim como as Professoras Graziele Sanches de Artes, Rosecler da Rosa Campos de Língua Portuguesa, Eloisa Amorin de Matemática, Rosangela Cristina Alves de Biologia e o Professor Luis Carlos Reis de Qúimica e Física. Todos sempre incentivando e motivando os alunos pelo engajamento ao Projeto. Atualmente, o Projeto ganha “corpo” pelo Colégio como um todo e várias ações vem sendo praticadas - desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio.
O PROJETO ROBÓTICA é mais um dos projetos em que o Colégio Jean Piaget, Sinop-MT acredita no potencial de seus alunos e alunas. Foi colocado em prática em junho de 2015 e tem como objetivos o trabalho em equipe, a visão interdisciplinar do conhecimento e a revelação de talentos na área da robótica. No momento é composto por alunos de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental com equipamentos LEGO.
Ação Pedagógica: “Somos quem podemos ser... Sonhos que podemos ter...”
De uma ideia, de sonhos e de diálogos... E de preocupações! Preocupações que passam por como tornar o conhecimento encantador para os adolescentes, para os jovens, para as crianças e também para os adultos... Não vemos outra alternativa, a não ser a do diálogo: ouvir, escutar e falar... Ouvir... Escutar... Falar... Até porque, conversar pressupõe diálogo e não monólogo.
Se as ideias existem e podem proporcionar conhecimento, porque não usar do diálogo para falar sobre elas e aprofundá-las cientificamente? Há espaço e muito espaço para o saber! Há espaço para a troca de saberes e por consequência sobre o conhecimento como síntese – aquele do qual se pode dar sentido de futuro se o diálogo presente e passado forem concebidos. É assim que vem acontecendo com todas as turmas do Colégio Jean Piaget, Sinop/MT. Aos poucos as turmas ganham espírito de equipe: na prática, muito trabalho e transformar o velho em novo! Transformar o “lixo em luxo”. Na mente, a frase que se tornou famosa pelo químico francês do século XVIII, LAVOISIER: “Na natureza, nada se cria. Nada se perde. Tudo se transforma”. Desperdício: nem pensar! Consumo pelo consumo muito menos! Esse tem sido o diálogo e o caminho que a disciplina de Estudos Agrários vem construindo com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. De “garrafas pets”, muitos “pufs” para se sentar... De “paletes das embalagens da construção civil”, bancos de madeira, também para se sentar... De “pneus de automóveis usados” os “pés dos bancos com direito a amortecedor...”, “Sobras de espuma e TNT”, almofadões para o conforto e das “sobras de tecidos emendadas por costura” várias capas coloridas, dos “retalhos de cerâmicas”, muitos quadros com as técnicas de mosaico, de “caixotes de madeira”, estantes para livros e revistas... Tudo sempre com muita cor, além do bom gosto... Verdadeiros e verdadeiras “designs de interiores”... Não faltam ideias, assim como não falta criatividade.
Os alunos estão conectados e preocupados com a degradação ambiental e querem reverter o quadro da miséria, da falta de saneamento básico e das injustiças sociais da cidade e da região onde moram e do mundo todo ... Sabem que com a reutilização e a reciclagem, menos matéria prima da natureza é retirada. Com gestos muito simples e criatividade que não faltam ao brasileiro, além de contribuírem para a preservação da natureza, há ainda a possibilidade de se gerar empregos para muitas pessoas.
Para os estudantes do Colégio, todas as cidades, incluindo Sinop, já deveriam ter a coleta seletiva implantada, pois não há lógica que explique, no séuclo XXI – "o século do conhecimento", que se misture papel, plástico, vidro, metal e matéria orgânica numa mistura amorfa e degradante e que compromete diuturnamente a saúde do Planeta...
(Para saber mais do Projeto, é só agendar uma visita com as turmas pelo telefone 66-3515-0496.)
OBS: O Projeto Terra no Colégio Jean Piaget, Sinop/MT surgiu no ano de 2010 pela iniciativa das Professoras Franciele Ribacki, então professora de Ciências Naturais das turmas de 6º a 8º Anos e da Professora Suzana P. Corrêa de Ciências Naturais da turma do 9º Ano, também diretora do Colégio. Nos anos seguintes a Professora Adriana Pilonetto, também de Ciências Naturais e de Biologia incorporou-se ao Projeto, assim como as Professoras Graziele Sanches de Artes, Rosecler da Rosa Campos de Língua Portuguesa, Eloisa Amorin de Matemática, Rosangela Cristina Alves de Biologia e o Professor Luis Carlos Reis de Qúimica e Física. Todos sempre incentivando e motivando os alunos pelo engajamento ao Projeto. Atualmente, o Projeto ganha “corpo” pelo Colégio como um todo e várias ações vem sendo praticadas - desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio.